Since there are no currently active contests, we have switched Climate CoLab to read-only mode.
Learn more at https://climatecolab.org/page/readonly.
Skip navigation
Share via:

Pitch

O projeto é realização de campanha para coleta resíduo (eletrônicos) que é contaminantes e também estão cada vez mais escassos no planeta.


Description

Summary / Résumé

O projeto consiste na realização de campanha para coleta deste perigoso resíduo (eletrônicos) que além de contaminantes também é cada vez mais escassos no planeta; Inicialmente terá como foco dos aparelhos celulares, pilhas e baterias e outros pequenos aparelhos disponíveis em uma população das cidades de Belo Horizonte e região metropolitana; Iniciando pela instalação de "Totens" coletores em (06) seis agencias dos Correios e seis estações do metrô na cidade de Belo Horizonte capital do estado de Minas Gerais no Brasil com o período de dois anos, além de dois anos com coleta de computadores eletrônicos de maior porte como Notebooks, TVs e CPUs. Os equipamentos recolhidos são uma planta de beneficiamento que é reintroduzir os metais novamente na cadeia produtiva emitindo certificado de destinação final aos realizadores da ação. Salientamos que o processo viabilizará o cumprimento da legislação nacional sobre os resíduos sólidos do MMA que impute ao cidadão ou o dever da correção descartada dentro da logística reversa e como empresas participantes da solução de recursos ambientais.


What actions do you propose? / Quelles actions proposez-vous?

Coletar e realizar uma destinação correta para reciclagem de materiais provenientes do lixo eletrônico em especificos celulares, pilhas, baterias e outros equipamentos. 

Retirar do meio ambiente um perigoso resíduo e garantir um retorno sócio ambiental em favor da sociedade organizada, cumprir e fazer cumprimentos a legislação ambiental de lei de resíduos sólidos e logística reversa.

Esse projeto, além de estar em consonância com os ideais de sustentabilidade, possibilita que uma comunidade possa ser lançado no mundo inteiro, sobretudo equipamentos de informática e celulares, que é um caso ainda com soluções.

Além de ser uma forma de reaproveitar o material descartado e transformar-lo em gerador de cidadania. Criação de campanha publicitária que atinja uma grande massa da população para viabilizar o conhecimento pelo público dos pontos de coleta e da premiação que é um envelope contendo sementes de plantas ornamentais e frutíferas dos biomas cerrados e mata atlântica.


Which types of stakeholders are involved, in which way? / Quels types de parties prenantes sont impliqués, de quelle façon?

Nos dois últimos anos realizamos projeto piloto onde utilizamos um coletor tipo urna para funcionários de várias empresas, bancos e instituições publicas e privadas abaixo relacionadas onde destacamos CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos e Correios de Minas Gerais eo BDMG - Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais como fortes parceiros.

CORREIOS / RECEITA FEDERAL / CBTU / CONSTRUTORA GRAN VIVER / POSTO CHEFÃO / BANCO DO BRASIL / CAIXA ECONÔMICA FEDERAL / COLÉGIO MARISTA D. SILVÉRIO / CONAB / DATAPREV / FOSBEM / FIOCRUZ / FUNDAÇÃO MENDES COSTA - PIF PAF / FUNDAMIG / IDEME / INDEC - BDMG / INSTITUTO MANÁ / MINAS VOLUNTÁRIOS / ORGANIZAÇÃO JOÃO XIII - AMPAC / PREFEITURA DE SABARÁ / REDE CIDADÃ / SERVAS / UNIPABE / PCP EMPRESA JUNIOR DA PUC MINAS BARREIRO / SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO DE MINAS GERAIS / CEDUC / CEMIG / COPASA / VALLOUREC / COEP, entre outros.


How could the actions be scaled up at the neighborhood or city level? / Comment serait-il possible d'augmenter la portée des actions à l'échelle des quartiers ou de la ville?

O projeto pode ser ampliado a todos os municípios do Estado de Minas Gerais usar-se como base de logística ou apoio dos Correios em todas as cidades e fazer BDMG com é claro parceiros locais.


What impact will these actions have on reducing greenhouse gas emissions and adapting to climate change? / Quels impacts auront ces actions sur la réduction des émissions de gaz à effet de serre et l'adaptation aux changements climatiques?

Todo ano, os brasileiros abandonam 96,8 mil toneladas de computadores. O país é também o emergente que mais tem toneladas de geladeiras abandonadas a cada ano por pessoa, é um dos líderes em descarte de celulares, TVs e impressoras. O Estudo da ONU alerta ainda para o Brasil não é uma estratégia para lidar com o fenômeno e esta situação não é tratada pela indústria como prioridade.O Projeto resultará na gestão fortalecida da reciclagem de eletrônicos do Estado de Minas Gerais e da Região Sudeste. O projeto fomentará uma retirada de resíduos do meio natural evitando uma contaminação do solo e dos recursos hídricos, evitando impactos diretos na saúde da população e garantindo Minas Gerais em seu documento histórico na vanguarda de questões ambientais na América do sul. 

O projeto também vai colaborar para manter o modo de vida de nossa sociedade, pois os minerais da terra estão escassos. E isso pode abrir uma crise tecnológica: várias invenções, das mais fúteis às mais essenciais, poderão deixar de existir, um exemplo é que as reservas mundiais de lítio parecem gigantescas – 14 milhões de toneladas, que dão para mais de 100 anos no ritmo atual de consumo. Só que cada carro elétrico, grande esperança para reduzir o aquecimento global, usa pelo menos 8 quilos de lítio. E o mundo produz, a cada ano, 71 milhões de carros. Se todos fossem elétricos, todo o lítio do mundo seria consumido em apenas 12 anos – e não sobraria nada para fazer as baterias usadas em laptops, câmeras e outros aparelhos. Até que a humanidade colonize outros planetas ou aprenda a sintetizar matéria, a saída é uma só: consumir menos e reciclar mais. E finalizando o projeto premiará o cidadão que doar o eletrônico com sementes de plantas nativas e informará como plantar isso acarretará em uma onda verde que ajudará o planeta.

 


What are the other environmental, economic or social benefits? / Quels sont les autres bénéfices environnementaux, économiques et sociaux?

Abaixo descrevemos uma previsão de em quanto tempo se esgotarão como reservas mundiais, levando em conta o consumo previsto a partir da próxima década - o que é deixado por existir por causa disso.

Tantálio, 20 anos, É usado em: Lentes de câmera, Consumo per capita: 180 g, Quanto reciclamos hoje: 20%

Se limitássemos o consumo aos níveis atuais, ele duraria: 116 anos, Chumbo, 8 anos, É usado em: pilhas, Consumo per capita: 410 kg, Quanto reciclado hoje: 72%

Se limitássemos o consumo aos níveis atuais, ele duraria: 42 anos, Prata, 9 anos, É usado em: Placas eletrônicas, Consumo per capita: 1,6 kg, Quanto reciclamos hoje: 16%, Se limitássemos o consumo dos níveis atuais, ele duraria: 29 anos

Antimônio, 13 anos, É usado em: Controles remotos, Consumo per capita: 7 kg, Quanto reciclamos hoje: n / d, Se limitássemos o consumo dos níveis atuais, ele duraria: 36 anos

Ouro, 36 anos, É usado em: Microchips, Consumo per capita: 48 g, Quanto reciclamos hoje: 43%, Se limitassemos o consumo aos níveis atuais, ele duraria: 45 anos

Urânio, 20 anos, É usado em: usinas nucleares, Consumo per capita: 6 kg, Quanto reciclamos hoje: n / d, Se limitássemos o consumo aos níveis atuais, ele duraria: 59 anos

Lítio, 46 ??anos, É usado em: Baterias, Consumo per capita: n / d

Quanto reciclamos hoje: n / d, Se limitássemos o consumo nos níveis atuais, ele duraria: 133 anos


What are the most innovative aspects and main strengths of this approach? / Quels sont les aspects novateurs et les principales forces de cette approche?

 

Instalação de TOTENS interativos para coleta dos inservíveis eletrônicos nas agências dos Correios de Belo Horizonte em parceria com a OSC Zeladoria do Planeta por dois anos renováveis ??por mais dois anos.

Criação de campanha publicitária que atinja uma grande massa da população para viabilizar o conhecimento pelo público dos pontos de coleta e da premiação que é um envelope contendo sementes de plantas ornamentais e frutíferas dos biomas cerrados e mata atlântica.

Recolhimento periódico dos totens saturados conforme informações disponibilizadas por APP do equipamento em tempo real, incluindo recarga dos envelopes de sementes pela OSC Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta que fará a destinação final dos resíduos com a emissão de certificados aos parceiros.

"O recolhimento de equipamentos da tecnologia exige tecnologia". Fernando Benício.


What are the proposal’s projected costs? / Quels sont les coûts projetés de la proposition?

Equipe divulgação

contrato 5.162,00 

5.162,00  Consultores e Serviços Profissionais

Contabilidade, Contador, 9.600,00

Advocacia Advogado 9.600,00

19.200,00

 

Equipamentos

EPI – luvas 32,00

02 pares de Luva Titan 392 p metais

Coletes personalizados 1.500,00

Sacos plásticos 299,00

Locação de Totens (Modelo Premium) 470.592,00 Green Wins

Campanha publicitária  9.600,00 Movida Comunicação

Logistica 41.704,32

Telecomunicações 1.440,00

Correios 630,00

Cartazes 6.000,00

Flys 3.200,00

Matéria revista Ecológico 4.200,00

Envelopes para sementes 7.000,00

20.000 envelopes personalizados

Sementes 3.800,00 Clube Semenstes do Brasil

Suprimentos de Escritório 500,00

Alimentação operação 1.500,00

Encargos Bancários e Seguro 2.700,00

 

768,00 Pagamento aos correios do consumo de energia do Totem que tem Potência do conjunto varia de 120 a 150 W e o consumo varia de 0,12 á 0,18 KW/h. P/Mês respeitando-se a variação do preço anual do serviço conforme indicadores 2016/2017

Fonte de Renda

Quantidade solicitada

A Iniciativa de Resiliência ao Clima da ONU A2R:

579.827,32

 

 


What are the potential challenges or obstacles? / Quels sont les défis ou les obstacles potentiels?

A logística é semper um grande desafio em um pais com dimensões como a do Brasil, outro fator desafiante é incentivar uma doação de inservíveis eletrônicos por uma população que está acostumada com grande volume de matéria prima e uma recuperação não disponível. em sua cultura


About the authors / À propos des auteur(e)s

Equipe técnica

 

Fernando Benício de Oliveira Paula - Coordenador Ambientalista geral /

Isadora Stefany Queiroz Paula - Coordenadora e Bióloga

Neide Nazaré de Souza - Coordenadora jurídica e financeira

Cleiton Caetano Rocha - Biólogo

Gustavo Bleme de Almeida - Professor

Noé Junior Neves de Andrade - Técnico Químico

Andrey Alex de Paula - Professor / APOIO TECNICO

Márcio Valério Rezende de Souza - Biólogo

Trata-se de pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de caráter associativo, constituído em 07/09/2001, tem finalidades digitais, educacionais, sociais e culturais, fundada na concepção que compreende o homem e demais seres vivos, com o meio abiótico, em que o equilíbrio e harmonia da natureza são defendidos com 16 anos interruptos de atuação


References / Références

OSC Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta - Ferramenta para salvar o Planeta - Fernando Benicio